Oswaldo Borges da Costa faz palestra sobre Cidade Administrativa e se filia ao PSDB

Eliana Piola, pres.do PSDB Mulher, e Oswaldo Borges, pres. da Codemig

Eliana Piola, pres.do PSDB Mulher, e Oswaldo Borges, pres. da Codemig

Após ministrar uma palestra sobre a Cidade Administrativa, promovida pelo PSDB Mulher nesta quarta-feira, dia 30, na sede do Diretório Estadual, em Belo Horizonte, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges da Costa Filho, assinou ficha de filiação no PSDB. Também se filiou ao partido o diretor de operações da empresa, Marcelo Arruda Nassif. A ficha de ambos foi abonada pela presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, Eliana Piola.

Oswaldo Borges da Costa foi o convidado do ciclo de palestras “Debater Minas, Pensar Brasil” que o Secretariado das tucanas mineiras está promovendo com o objetivo de mobilizar a militância visando às eleições de 2010.

Além de explicar todo o funcionamento da Cidade Administrativa, cujas obras são integralmente custeadas pela Codemig, o presidente da empresa ressaltou que a construção do complexo pelo Governo Aécio Neves vai revolucionar a administração pública no país, através de novas rotinas de trabalho das secretarias e órgãos concentrados no mesmo espaço físico, com novo sistema de gestão eletrônica e procedimentos administrativos mais ágeis e padronizados, que darão mais eficiência aos serviços públicos.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Cidade Administrativa é formada por dois edifícios de 15 andares cada, que abrigarão as atuais 18 secretarias e 25 órgãos públicos; além da Sede do Governo, que terá o maior vão livre em concreto do mundo, com 147 metros de comprimento, um auditório com capacidade para 490 pessoas e um centro de convivência, com restaurantes, lojas e agências bancárias, entre outros serviços destinados aos servidores. Uma unidade de conservação e lagos artificiais também integrarão o complexo e serão abertos à população.

Para acesso à Cidade Administrativa estão sendo construídos dois túneis, de 150 metros de extensão. Um, com três pistas para veículos e, outro, para pedestres e que também possui uma ciclovia. O estacionamento terá vaga para cinco mil veículos.

No local, estão sendo plantadas 10 mil árvores de grande porte e 250 mil de pequeno, além de estar sendo  feita a revegetação de uma área de 600 mil metros quadrados. “A questão ambiental foi prioridade”, explicou Oswaldo Borges da Costa.

Economia

Atualmente, a administração pública está distribuída em mais de 50 edificações, grande parte delas alugada. Estudo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) demonstra que a integração de todas as áreas de governo permitirá economia de R$ 80,9 milhões ao Tesouro do Estado por ano. A redução das despesas, hoje realizadas no custeio da administração, será gerada pelo fim do pagamento de aluguéis e taxas de imóveis, telefonia, serviços gerais, de tecnologia e informação, água, energia e transporte, entre outros.

Oswaldo Borges da Costa também falou sobre a importância da construção desse complexo para o desenvolvimento do vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Antes mesmo de ser concluída, a obra já possibilita a toda a cidade viver um período de estímulo ao reordenamento urbano e um ciclo de investimentos.

Para garantir o bem-estar e o conforto dos moradores da região Norte e permitir a atração de novos investimentos, a Copasa, por exemplo, aportará R$ 81 milhões na obra da Adutora de Integração, prevista para ser concluída em fevereiro de 2010. Com aproximadamente 50 quilômetros, a adutora será responsável pelo abastecimento da Cidade Administrativa – onde haverá total aproveitamento da água da chuva e todo o esgoto será a vácuo – e também aumentará a oferta de água para aquela região. Ela vai interligar ainda o sistema de abastecimento de água do aeroporto de Confins e das cidades de Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano ao sistema integrado da bacia do rio Paraopeba, beneficiando aproximadamente 130 mil pessoas.

O presidente da Codemig adiantou também que 80% do cronograma físico e financeiro da obra está cumprido e o início da mudança das secretarias para a Cidade Administrativa vai acontecer em dezembro próximo.

Confira, abaixo, fotos da palestra:

O presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa

O presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa

Oswaldo Borges entre a vice, Lenita Noman, e a presidente do PSDB Mulher, Eliana Piola

Oswaldo Borges entre a vice, Lenita Noman, e a presidente do PSDB Mulher, Eliana Piola

PSDB Mulher 2

PSDB Mulher 3

Fonte: Assessoria de Imprensa do PSDB/MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Blog do PSDB Mulher

Galeria de Fotos

Filiadas devem se recadastrar pela internet

RSS Núcleo Multimídia – Reportagens e vídeos interessantes sobre ações do Governo Aécio Neves

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS Aécio no Facebook – Participe da comunidade de um dos administradores públicos mais bem preparados do Brasil.

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Fotos da Agência Minas

@psdbMG

@governoMG


%d blogueiros gostam disto: