Mais de 200 participantes no encontro “Mulheres Debatem o Brasil”

Mais de 200 participantes estiveram presentes no 1º Encontro Estadual de Lideranças, “Mulheres Debatem o Brasil”, que aconteceu na segunda-feira, dia 30, em Belo Horizonte. O evento, que reuniu secretariados femininos do PSDB, Democratas e PPS de Minas Gerais, teve como objetivo discutir a a participação das mulheres na elaboração do projeto de governo e campanha  do presidenciável desta aliança partidária, bem como  a realidade da mulher brasileira nas  instâncias de decisão.

 Depois do evento, as lideranças femininas foram recebidas pelo governador Aécio Neves, no Palácio das Mangabeiras.

Palestras

A primeira palestra, “A Importância da Mídia Eletrônica nas Eleições”, foi ministrada pelo deputado estadual Rui Muniz (DEM–MG), que representou a assessora de Comunicação dos Democratas de Tocantins,  Carla Sehn . Muniz defendeu a TV como sendo o principal meio de comunicação com os eleitores. Para ele, é muito importante que o candidato tenha perfil agregador, a exemplo do governador Aécio Neves, pois as alianças significam também uma possibilidade de ter mais tempo de exibição durante as propagandas eleitorais. De acordo com Rui, mais importante que as propagandas eleitorais são as inserções: “Apenas 20 ou 25% da população assiste aos programas eleitorais. Já as inserções são vistas por quase 80% dos telespectadores. P or isso investir em comerciais é mais efetivo”, disse.

 Outro canal de comunicação destacado por Rui Muniz foi a internet, utilizada como ferramenta para comunicação principalmente com o público mais jovem. “É um canal que deve ser utilizado para apresentar aos jovens o partido e suas propostas. A internet deve ser usada também como uma alternativa para mostrar a população os problemas do país não divulgados na mídia eletrônica”, explicou.

 A fragilidade da democracia, a que o deputado denominou como “democracia artificial”, também foi lembrada. De acordo com Rui Muniz, é preciso que todos sejam agentes políticos e que tenham uma postura de mobilizar os cidadãos. “Encontros como este nos dão a oportunidade de refletir. Temos de ter capacidade de motivar as pessoas que fazem o Brasil acontecer a se interessarem por política, pois a política que faz o país avançar”, concluiu.

 A vereadora Renata Bueno (PPS/PA) ministrou a segunda palestra, “As mulheres e os Direitos Humanos”. Para vereadora, a maior parte do mundo está sendo governado de forma técnica. A mulher é mais humanitária, por isso é importante que ocupe espaço na política e trabalhe para que a democracia seja respeitada no Brasil, assim como os direitos humanos, que inclui, entre outras medidas: Educação básica de qualidade para todos, desenvolvimento sustentável para que haja qualidade de vida e politização dos cidadãos, ensinando-os seus direitos, mas também deveres e responsabilidades.

 “Políticas Sociais Emancipatórias” foi o tema da terceira palestra apresentada pela senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO), logo após a exibição de um vídeo que mostrava como o PSDB iniciou os trabalhos na área social.  Segundo a senadora, foram os programas sociais criados pelo PSDB, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, que deram origem ao Bolsa-Família. “Sabemos o quanto é importante o Bolsa-Família, pois nasceu de uma ação do PSDB, mas o nosso desafio é mostrar aos nossos eleitores que não ficaremos só nisso, vamos além”, garantiu.

A senadora ressaltou a importância de políticas públicas descentralizadas, desfragmentadas e inter-setorial, visando, em um conjunto de ações, educação, saúde e cultura. “É preciso que se tenha o Bolsa-Família, mas também posto de saúde, programa de capacitação, escolas. A assistência social não pode ser separada da interdição que se faz no território. Temos, hoje, uma rede de proteção social, mas não temos um Estado de bem estar social. O PSDB trabalha com metas e resultados, a exemplo do Governo de Minas”, salientou.

 Política

Durante todo o evento, importância da participação da mulher na política foi amplamente destacada.  “O mundo político é muito difícil de ser enfrentado e a mulher já chega com a sensibilidade da sua figura. Temos de nos preparar muito para poder debater, demonstrar conteúdo e mostrar qual é a nossa função na política. Não adianta ocupar espaço por ocupar, mas ocupar com competência”, frisou  a Senadora Lucia Vânia.

Lúcia Vânia defendeu que as mulheres devem ter como bandeira apoiar um novo pacto federativo, reforma política e fundo partidário. A senadora reforçou a importância das mulheres participarem dos programas dos partidos e atuarem na executiva, para que possam ter condições de disputar eleições, e não só ajudar a vencê-las. “Se quisermos mulheres ganhando as eleições, temos de ter o poder de resolver os problemas e não apenas discuti-los. Para que a mulher tenha poder, ela precisa ter voto e voz”, afirmou.

 “Nós precisamos cada vez mais estabelecer um novo pacto com a sociedade e deixar a mulher colocar a sua capacidade de nos motivar e se motivar para a política em uma percepção muito clara. Quem pode fazer a transformação que o mundo necessita é exatamente quem é capaz de gerar vida, e, partir disso, refletir sobre a importância de se construir um futuro melhor para as gerações que estão chegando”, disse o deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB/MG), que representou o governador Aécio Neves no encerramento do evento. Segundo Narcio, o Governo Aécio Neves tem na mulher uma aliada permanente na sua gestão e na sua formulação de políticas públicas.

Eleições 2010

Durante o Encontro Estadual de Lideranças, a presidente do DEM Mulher de Minas Gerais, Maria Lúcia Mendonça, leu um manifesto de apoio a candidatura do Governador Aécio Neves as eleições de 2010, assinado também pela presidente do PPS Mulher  de Minas Gerais, Neusa Cardoso de Melo, e pela presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, Eliana Piola.

O deputado Rui Muniz também manifestou seu apoio à candidatura de Aécio Neves: “Temos em Minas a pessoa mais bem preparada. Nos últimos sete anos, o governador Aécio Neves, juntamente com o vice-governador Antonio Anastasia, fez Minas avançar mais que outros estados. Temos de lutar pela candidatura de Aécio Neves, melhor opção para o Brasil”.

O deputado Narcio Rodrigues acredita que mais importante que a candidatura do governador Aécio Neves é mostrar ao Brasil o exemplo que vem de Minas. “Temos a obrigação, como mineiros, de dizer que o dia que o Brasil for uma grande Minas Gerais, esse país será muito mais justo. Mais importante para nós que a candidatura do Governador Aécio, é termos a unidade daqueles que sonham com um Brasil melhor do que este que está aí”.  Narcio também ressaltou a importância das alianças políticas: “O ponto mais importante, é o que vimos nessa hoje: unidade PPS, Democratas e PSDB. Outros aliados virão, eu tenho certeza, no momento em que afirmamos essa unidade. E essa, sim, será um imã de atração para outras forças políticas que precisamos reunir, não só para ganhar as e leições, mas, sobretudo, para efetivar as transformações e mudanças que o Brasil tanto sonha”.

Participaram:

Senadora da República, Lúcia Vânia – PSDB/GO;

Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes de Natal / Rio Grande do Norte; Dra.Diana Motta –

Presidente do PSDB Mulher do Ceará/Deputada Estadual Tânia Gurgel –

Prefeita de Baturité/ Ceará, Sra. Silvana Furtado;

Secretária Executiva do PSDB Mulher do Ceará, Sra. Vera Morais;

Presidente do PSDB Mulher do Rio Grande do Sul,  Águeda Mercê Mezouro;

Vice Presidente do PSDB Nacional, Deputado Federal Cláudio Diaz, (PSDB/RS);

Gerente de Recursos Humanos da Emater do Rio Grande do Sul, Adriane Cauduro;

Presidente do PSDB Mulher de Mato Grosso do Sul, Dra. Vilma Felini;

Vereadora de Curitiba, Srta. Rena Bueno (PPS/ Paraná)

Minas Gerais

Presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, Eliana Piola;

Coordenadora do Núcleo de Mulheres do PPS de Minas Gerais, Neusa Cardoso de Melo;

Presidente do DEM/ Mulher de Minas Gerais, Deputada Maria Lucia Mendonça;

Deputado Federal Nárcio Rodrigues (PSDB/MG);

Deputado Estadual Rui Muniz (DEM/MG)

Secretária de Estado Extraordinária dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Deputada Elbe Brandão;

Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vereadora Luzia Ferreira (PPS);

Vereadora de Cachoeira do Campo/MG, Laurinda Aparecida Barbosa (PPS);

Vereadora de Engenheiro Caldas/MG, Zíbia Maria (PSDB);

Vereadora de Tarumirim/MG, Alzira Ventura (PSDB);

Vereador de Tarumirim/MG, Mario Mendonça (PSDB);

Vereadora de Três Corações/MG, Regina Valadão Moisés (PSDB);

Vice-Prefeita de Pirapora/MG, Djuliane Dias Vieira (PPS);

Presidente do Conselho Estadual da Mulher/MG, Carmem Rocha

Além de lideranças dos municípios de:

São João del Rei;Itabira, Sete Lagoas, Vespasiano, Nova Lima , Contagem, Cachoeira da Prata; Varginha, Carmo do Rio Claro, Carandaí, Montes Claros, Matozinhos; Juiz de Fora, São Tomé das Letras, Fernandes Torinho, Araçai, Dores do Turvo.

Fonte: Asssessoria de Imprensa do PSDB/MG

Anúncios

3 Responses to “Mais de 200 participantes no encontro “Mulheres Debatem o Brasil””


  1. 1 Leonardo Távora dezembro 2, 2009 às 1:17 pm

    Um belo encontro foi que vimos neste dia 30 de novembro, no espaço Rotary. foi um momento importante para as mulheres, que, muito mais que falarem de assuntos ligados aos seus prórpios e legítimos interesses, discutiram um futuro para o Brasil, falando de Direitos Humanos, sobre a campanha de 2010, e com uma fenomenal palestra da Senadora Lúcia Vânia, do PSDB goiano, que mostrou que as políticas de transferência de renda precisam servir a um propósito maior que apenas dar recursos à população pobre do Brasil. É preciso que esses programas sejam um motor de transformação da vida dessas pessoas, que melhorando em todos os aspectos, como humano, não precise mais destes recursos no futuro. Em outras palavras, é preciso ensinar a pescar, e não apenas dar o peixe.

    Parabéns às mulheres de Minas, que deram um grande exemplo de democracia nesse evento!

  2. 2 silvia napoleao dezembro 3, 2009 às 12:40 pm

    Tucanas

    parabéns pela iniciativa pioneira de reunir os tres partidos da base aliada- PSDB DEM E PPS, para discutir o futuro do Brasil. Foi um encontro de cabeças pensantes e iluminadas.As mulheres tem um compromisso importante com a sociedade. Elas podem e devem participar ativamente do processo político e através de Encontros como estes podem ser motivadas para ingressarem nas disputas eleitorais.Parabéns Eliana Piola e equipe.

    Silvia

  3. 3 magnólia reis dezembro 3, 2009 às 12:51 pm

    mulheres tucanas

    iniciativas como estas de vocês engrandecem o partido e motivam as mulheres para participarem da luta política. Parabéns e sigam em frente!!!!

    Magnólia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Blog do PSDB Mulher

Galeria de Fotos

RSS Núcleo Multimídia – Reportagens e vídeos interessantes sobre ações do Governo Aécio Neves

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS Aécio no Facebook – Participe da comunidade de um dos administradores públicos mais bem preparados do Brasil.

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Fotos da Agência Minas

@psdbMG

@governoMG

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: